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O triângulo pedagógico, apresentado por Jean Houssaye, organiza-se em torno dos seguintes vértices: os professores, os alunos, o saber. A partir de uma relação privilegiada entre dois destes vértices, é possível imaginar três grandes modelos pedagógicos: a ligação entre os professores e o saber que configura uma perspectiva assente na transmissão de conhecimentos; a junção entre os professores e os alunos valoriza os processos relacionais e formativos; a articulação entre os alunos e o saber favorece uma lógica de (auto)aprendizagem.
O triângulo do conhecimento procura traduzir a existência de três grandes tipos de saberes: o saber da experiência (professores); o saber da pedagogia (especialistas em ciências da educação); e o saber das disciplinas (especialistas dos diferentes domínios do conhecimento). Nos períodos de inovação educacional, há uma certa tendência para valorizar a ligação dos professores aos especialistas pedagógicos. Nos momentos mais conservadores, procura-se juntar o saber da experiência ao saber das disciplinas. Actualmente, o saber dos professores tende a ser desvalorizado em favor de um saber científico (da pedagogia ou das outras disciplinas).
António Nóvoa, Universidade de Lisboa
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